Seu bolo pode ter solado por excesso de umidade (muito líquido), pouco fermento, ou por ter sido mexido demais após a adição da farinha e do fermento. Ele pode ter ficado seco por tempo excessivo no forno ou temperatura muito alta. Certifique-se de seguir o tempo e a temperatura indicados e não abra o forno antes dos 20-25 minutos iniciais.
Sim, você pode fazer algumas adaptações. O leite pode ser substituído por leite vegetal para uma versão sem lactose. Para o açúcar, pode-se usar mascavo ou demerara, alterando levemente o sabor e a cor. No entanto, para um bolo de fubá com erva doce autêntico, recomendamos manter os ingredientes originais.
Sim, é possível! Você pode bater os ovos com o açúcar e o óleo em um bowl até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione o leite e os ingredientes secos (fubá e farinha) peneirados, misturando delicadamente. Por último, incorpore a erva doce e o fermento. O resultado será igualmente delicioso, apenas com uma textura um pouco diferente.
Para manter seu bolo fresco por mais tempo, guarde-o em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 3-4 dias. Se quiser prolongar a vida útil, você pode fatiá-lo e congelar as porções individualmente por até 3 meses. Basta descongelar em temperatura ambiente ou no micro-ondas quando quiser saborear.
Claro! Embora esta receita seja clássica com erva doce, o bolo de fubá é muito versátil. Você pode adicionar 50g de queijo parmesão ralado fino à massa para um toque mais salgado, ou pedacinhos de goiabada (passados na farinha de trigo para não afundarem) para um sabor agridoce delicioso.
Comentários e Dúvidas sobre a Receita de Bolo de fubá com erva doce